Antes de mais nada, é preciso que o pediatra saiba o conceito de identidade visual para, então, compreender a importância que ela tem para o seu negócio. Identidade visual nada mais é do que o conjunto formado por símbolos, cores, tipografia e outros elementos. Quando pensadas de maneira conjunta, essas características podem construir a imagem que se deseja passar a um público específico. E, dentro do consultório pediátrico, as cores, formas e símbolos fazem toda a diferença para que a ida ao consultório não se torne uma experiência traumática. É importante que o pediatra esteja atento a alguns detalhes importantes que vão além da estima por crianças.
Portanto, a identidade visual é uma maneira de diferenciar, destacar e elaborar uma imagem única frente aos consumidores, que nesse caso não são só as crianças, mas também seus familiares. A identidade visual reflete a forma pela qual você é identificado no mercado e como seu negócio impacta seu público. Além disso, ela é uma parte importante da sua estratégia de branding (ou seja, da gestão da sua marca – ou marca do consultório ou clínica – diante do mercado).
A palavra-chave para essa fase é planejamento. Antes de colocar em prática, é preciso definir alguns fatores, características de seu serviço, dos seus colaboradores e dos seus pacientes. Ao desenvolver uma identidade visual sólida e bem definida, é possível facilitar a identificação do paciente com seu serviço e agregar valor à marca.
Para que os pacientes se identifiquem com o seu consultório ou clínica e para transmitir a eles mais credibilidade, é preciso desenvolver organização e coerência entre os elementos que fazem parte da identidade visual. Tratando-se de um serviço de saúde, deve-se passar a ideia de profissionalismo, cuidados, bem-estar e segurança.
O seu cuidado com a escolha da identidade visual deve ser estendido a todos os ambientes de seu consultório/clínica; se necessário, procure ajuda de um profissional especializado que fará uma avaliação do seu espaço, escolhendo o que melhor se adapta ao seu espaço.
O significado das cores e de que forma elas podem impactar o seu público são a prioridade para essa escolha, e não o seu gosto pessoal. Cores vivas, por exemplo, são ideais para o público infantil. Já as cores mais neutras são mais adequadas para um público de maior faixa etária. De forma geral, as cores em si podem passar diversas mensagens.
As cores definidas devem estar alinhadas com aspectos como móveis, paredes e uniformes da equipe. Apesar de ser uma etapa importante do processo, o que vale mesmo é que você consiga transmitir a essência do seu serviço.
A construção da identidade visual do consultório pediátrico inclui o desenvolvimento de um logotipo, pois tal elemento deve estar presente em placas, anúncios, cartões de visitas, uniforme dos funcionários e outros materiais de comunicação. Lembre-se que a escolha dos elementos que representam a identidade do seu negócio deve refletir a natureza do seu serviço.
É importante criar um ambiente lúdico onde a criança se sinta à vontade enquanto aguardam atendimento. Mas estar sempre atento à integração dos familiares nesses ambientes, pois são os responsáveis pelas crianças que decidirão sobre retornar ou não ao seu consultório/clínica. Nesses espaços, deve-se ter uma predominância de cores e formas, buscando chamar a atenção da criança de uma forma positiva. Um exemplo de ambiente que pode seguir essa linha visual são espaços destinados a brinquedos (brinquedoteca) e leitura, para que o paciente se sinta mais tranquilo ao passar pela experiência da consulta.
Durante muito tempo, as cores branca, azul e verde predominavam nos uniformes dos funcionários da área médica. Mas, com o decorrer das inovações, esses conceitos foram mudando e se adaptando, tornando os ambientes e scrubs mais coloridos. Nesse quesito, o ideal é sempre optar por cores, desenhos e formas seguindo o padrão da identidade visual adotada, de maneira que torne a consulta ou procedimento mais agradável para a criança.