Cláudia Bezerra de Almeida, coordenadora do PRONAP, compartilha sua experiência no cargo e fala sobre a necessidade de atualização na carreira médica.
Manter-se atualizado profissionalmente é um dos pilares de uma carreira médica de sucesso, e na Pediatria isso não é diferente. A Sociedade Brasileira de Pediatria, sabendo desta necessidade, incentiva e investe anualmente em seus departamentos científicos, promovendo para seus associados congressos e programas de educação continuada que possibilitam a divulgação de conhecimento confiável e relevante nas diversas especialidades relacionadas à saúde infantil.
Uma dessas iniciativas é o PRONAP – Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria, que funciona por correspondência e possibilita aos assinantes receberem materiais para estudo individual ou em grupo a cada trimestre. Em entrevista para o Universo DOC SBP, Cláudia Bezerra de Almeida, coordenadora do programa junto com Fernanda Luisa Ceragioli Oliveira e Tulio Konstantyner, compartilha sua visão sobre a importância da revisão de conhecimentos para a carreira médica e fala como a educação continuada pode impactar os diversos aspectos da prática médica – da academia à relação médico-paciente. Confira!
DOC – Qual a importância da educação continuada na carreira médica, tanto para o profissional que está no início de sua carreira quanto para o que já possui anos de experiência?
Cláudia Bezerra de Almeida – A ciência e a tecnologia têm evoluído rapidamente, e com a Medicina não é diferente. O médico precisa se atualizar sempre para acompanhar os avanços do conhecimento na sua área. A educação continuada atua auxiliando nesta necessária atualização, tanto para o médico que está iniciando sua carreira quanto para o médico que já possui vários anos de prática. Especificamente para o médico mais jovem, quando ainda podem existir inseguranças devido à falta de prática, essa educação também o ajuda a direcionar as suas condutas.
DOC – Em sua opinião, quais são as maiores dificuldades que os pediatras podem encontrar na busca por educação continuada no Brasil?
CBA – Com a democratização do acesso à internet, qualquer pessoa pode se aventurar a criar cursos de educação continuada, mesmo sem qualificação adequada. Para minimizar o risco de fazer um curso de baixa qualidade, os pediatras devem se atentar para o currículo dos responsáveis ou observar se o curso está atrelado a sociedades ou instituições de ensino já reconhecidas ao longo dos anos.
DOC – Além do PRONAP, a SBP também conta com projetos como o EAD SBP, que tem contribuído para a atualização e revisão de conhecimentos dos pediatras do Brasil. Há outras iniciativas na Sociedade neste sentido?
CBA – A Sociedade oferece cursos presenciais (que tiveram que ser adaptados para o ambiente virtual no período da pandemia) como o Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP), que acontecia anualmente em diversas regiões do Brasil. No ambiente virtual, também ocorrem as lives periódicas com temas específicos importantes para a atualização do conhecimento. Ela também fornece material de apoio e consulta redigido por cada membro dos Departamentos Científicos, que colaboram na produção de documentos elaborados por especialistas em determinada área de atuação, para guiar o pediatra quanto a condutas revisadas, atualizadas e direcionadas a temas específicos.
Recomendo que os pediatras visitem o site da SBP para encontrar todas as iniciativas possíveis para atualização de prevenção, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de doenças pediátricas.
DOC – O PRONAP se propõe a ser um projeto ininterrupto. Além disso, em sua opinião, com que frequência o médico deve fazer cursos e se atualizar?
CBA – Considerando a evolução constante do conhecimento médico-científico, o pediatra deve reservar um período do seu tempo – pelo menos semanalmente – para incluir na sua rotina a atualização desse conhecimento. O objetivo do PRONAP é fazer parte desta rotina de estudos, juntamente com outros cursos de educação continuada. Outra vantagem do PRONAP é a qualidade e experiência dos autores em um tema específico, facilitando o aprendizado e orientando as referências bibliográficas que devem ser pesquisadas para aprofundar o conhecimento.
DOC – Como é feita a escolha dos temas do PRONAP e como o profissional pode escolher as áreas para aprofundar seus estudos? É melhor que o profissional busque conhecimento em áreas que já possui mais experiência ou menos?
CBA – O PRONAP pretende atingir todas as áreas de atuação em Pediatria ao longo dos anos, com temas que auxiliem a rotina hospitalar e ambulatorial do pediatra. Muitas vezes, os pediatras apresentam maior dificuldade em algum tema de uma área de atuação e que, portanto, necessitam de maior atenção e tempo de estudo.
O pediatra sempre deve buscar conhecimento quando percebe desconhecer determinado assunto importante para sua prática, mas sem negligenciar as áreas em que já possua experiência. As áreas em que possuímos experiência estão em constante evolução e, por isso, se não nos atualizarmos, corremos o risco de adotarmos condutas já ultrapassadas.
DOC – Como investir em educação continuada pode influenciar na prática clínica, inclusive na relação médico-paciente?
CBA – À medida em que o conhecimento possibilita ao médico maior segurança nas suas condutas, ele transmite ao paciente uma relação de maior confiança. Outro ponto importante é que, atualmente, os pacientes buscam informações na internet, tanto em ferramentas de busca quanto nas mídias sociais, e a educação continuada permite lidar melhor com esse novo perfil de pacientes.