Com o mundo digital, talvez a pergunta que fica na cabeça de muitos pediatras é: afinal, onde devo estar? Sua marca, seu nome, seu consultório não precisam estar presentes em todas as redes sociais. Você deve estar onde seu público se encontra.
– Se você é um super especialista, é muito provável que o seu público não seja a família, e sim médicos com potencial de indicação. Onde estão esses médicos? Das redes sociais, eu diria que estão no Linkedin. Se você quer falar com pessoas com um pouco mais de idade, é possível que o Facebook seja esse lugar. A turma mais nova curte o Twitter, então talvez seja importante estar lá. Se você quer falar com mulheres na faixa dos 35 anos, elas estão no Instagram. O que estou dizendo é que nenhum pediatra precisa estar em todas as redes sociais, mas sim naquela que é prioritária para aquilo que ele planejou para sua comunicação. Não se deixe seduzir pela rede “do momento”. É preciso estar onde o seu público se encontra e onde a imagem que você quer passar fica mais adequada – orientou Alice Selles, especialista em marketing e Diretora da Selles Comunicação.
A especialista ressaltou ainda que as redes sociais requerem frequência e bons conteúdos. Então, não adianta estar em todas elas e não postar nada, não interagir, ou talvez, pior do que isso, fazer a mesma comunicação em todas as redes. Cada rede social tem as suas características e, portanto, requer um tipo de postagem específica.
Segundo Alice Selles, as redes sociais mudam suas regras, sua lógica e os seus algoritmos com muita frequência. Elas foram criadas para conectar pessoas, mas são negócios e, consequentemente, não têm interesse de ampliar alcance gratuitamente.
– Quando você foca no seu próprio canal, ou seja, no seu site ou até no seu canal no YouTube, está criando um espaço para a sua audiência que independe do feed do Instagram ou do Facebook para que alguém te encontre. Focar em construir os próprios canais é fundamental numa estratégica de marketing consistente – avaliou.
A regra do Google é clara: sites que não se adaptaram a diferentes dispositivos, como tablets e smartphones, terão a sua nota rebaixada nos mecanismos de busca.
– É preciso ter um site adequado ao mobile porque, cada vez mais, cresce o poder do Google não só de localização, mas também como referência de qualidade, por conta das notas que os usuários atribuem. Assim, é fundamental ter um site que consiga ser bem ranqueado no buscador também – frisou Alice Selles.
No passado, quando se falava de blog, era como ter um diário. Hoje, o blog é visto como um espaço no site que recebe atualizações periódicas.
– É no blog que se pode dar dicas, por exemplo, de como lidar com a manha da criança ou com a questão do sono. É um espaço que deve receber atualizações semanalmente ou quinzenalmente, porque ajuda a ranquear melhor no Google e cria uma oportunidade de comunicação com o seu público – considerou a especialista.
Tudo o que se refere a digital hoje oferece uma oportunidade de mensurar resultados. O seu site e as suas redes sociais permitem que você mensure resultado e possa avaliar se uma estratégia está dando certo ou não.
Muitas vezes, as pessoas ficam preocupadas com o número de seguidores e acredita que o concorrente está melhor porque tem mais seguidores do que você. Mas, a melhor métrica de rede social é o envolvimento, é o quanto as pessoas estão curtindo, comentando, compartilhando, fazendo parte da sua rede.
– Não adianta ter um número enorme de seguidores e ninguém participa das suas postagens. Mais importante do que ter muitos seguidores, é fazer com que eles se envolvam, curtindo, comentando e compartilhando – observou Alice Selles.
O Google está investindo na pesquisa por voz. Quando se digita no buscador, por exemplo, “pediatra Zona Norte Rio de Janeiro”, uma série de opções de respostas é oferecida.
– Na pesquisa por voz, acontece diferente, ela oferece uma, no máximo duas respostas. Então, quem quiser continuar sendo relevante na pesquisa por voz, vai precisar investir em conteúdo mais interessante na sua presença digital – enfatizou a especialista.
O primeiro passo é definir seus objetivos. Depois, deve-se identificar com que público você precisa se envolver para alcançar seus objetivos. Em seguida, pense nas estratégias que deve adotar para chegar lá. E, se precisar, busque apoio, vendo o que os outros colegar fizeram para alcançar resultados semelhantes ao que você deseja ou ainda buscando ajuda profissional.