[__]

Guia de congressos: o que fazer e o que não fazer?

Por:

Ana Paula Costa

- 09/01/2023

Guia de congressos o que fazer e o que não fazer

Congressos de sociedades médicas podem oferecer oportunidades interessantes para os profissionais. Nesse guia, mostramos o que fazer para não perder o que os congressos têm de melhor para sua carreira.

Congressos de sociedades médicas são eventos importantes e cheios de oportunidades de crescimento para a carreira médica. Motivos não faltam para participar: além do aprofundamento científico, a programação desses eventos é recheada de temas relacionados a inovação, carreira e representatividade de classe. Esses eventos também são oportunidades valiosas de networking entre especialistas.

Todavia, será que você, médico, sabe o que fazer (e principalmente o que não fazer) para conseguir aproveitar todas as oportunidades dos congressos para sua carreira? Confira abaixo um guia de como se planejar e tirar o maior proveito de cada dia de evento.

O que fazer?

1- Antes do evento: monte uma agenda prévia

Há quem diga que um congresso é como um grande festival de Rock: se você não se planejar, sairá com a sensação de que não aproveitou direito. Entre palestras, simpósios e outros eventos, é importante estudar previamente a programação e selecionar o que há de mais importante para você. Ao selecionar, considere:

  • Seus objetivos de carreira: quero me atualizar? Meu foco é fazer networking? Quero conhecer outras áreas ou me aprofundar na que já estou? Aqui, um mentor pode ser uma figura valiosa para ajudá-lo a definir seu foco e escolher as melhores palestras e oportunidades.
  • Seus níveis de conhecimento: começar com palestras muito avançadas pode não ser a melhor estratégia. Busque uma sequência lógica de aprendizado que esteja de acordo com seus conhecimentos.
  • Tempo livre: não adianta encher a agenda com palestras do primeiro ao último horário se no fim do dia você não conseguirá mais absorver conteúdo. Separe momentos de descanso e intervalos, que inclusive poderão ser úteis para trabalhar o seu networking.

Lembre-se!
A agenda não deve ser inflexível. Durante o evento, esteja aberto a mudanças e atento às oportunidades inesperadas que podem surgir

2- Durante o evento: faça networking

Congressos são valiosos para reencontrar colegas de vários pontos do país (e até de outros países), conversar com aquele ídolo de carreira, descobrir dicas para além das aulas formais e muito importante: divulgar o seu trabalho. Para otimizar os momentos de networking:

  • Não tenha vergonha de falar: abordar um profissional de referência pode ser intimidador, mas ainda assim vale a pena se apresentar. Tenha respeito e confiança e aproveite as oportunidades valiosas de aprofundar e fazer novos contatos.
  • Utilize suas redes sociais: redes sociais podem ser um veículo importante de divulgação de seu trabalho, inclusive ser um grande diferencial.
    Por isso, aproveite os dias de evento para movimentar seu perfil. Após uma palestra, grave stories contando o que assistiu e aproveite as fotos em grupo para marcar outros profissionais e instituições e, assim, levá-los ao seu perfil.
  • Visite exposições comerciais: o que a indústria está fazendo? Que tecnologias estão sendo oferecidas? Há novos formatos e remédios disponíveis? Visitando as exposições comerciais, você consegue se manter atualizado, além de conhecer novos nomes e possibilidades para a sua carreira.

3- Depois do evento: mantenha o engajamento

  • Aproveite os highlights: hoje, grande parte do conteúdo dos congressos fica disponível aos inscritos on-line após o fim do evento. Aproveite essa facilidade para revisitar as palestras e absorver ao máximo todo o conteúdo que foi ensinado.
  • Mais uma vez, utilize suas redes sociais: assim como fazer postagens durante o evento pode resultar em engajamento em suas redes sociais, depois também é importante. Postagens mais longas e detalhadas podem ser utilizadas para fomentar seu LinkedIn e o Reels do seu Instagram.
  • Participe ativamente do próximo congresso: algumas sociedades dão espaço – e incentivam – a participação de associados na organização de congressos. Se há um tema que considere relevante, leve para as reuniões, dê sugestões, participe. Muitas vezes, seu interesse pode ser o mesmo de outros colegas.

O que NÃO fazer?

  • Deixar a organização para a última hora: passagens aéreas e hotéis reservados de última hora tendem a ser mais caros. Por isso, se planeje com antecedência.
  • Focar no turismo: se o seu objetivo é o aprofundamento científico e os encontros que acontecem nos congressos, deixe o turismo de lado e priorize o evento.
  • Negligenciar sua imagem: como qualquer evento corporativo, a maneira de se apresentar e se portar faz toda a diferença. Tanto nos encontros mais formais quanto nos informais, lembre-se que você é o maior responsável por sua carreira.
  • Não ir por ainda ser residente: não é porque ainda está nos primeiros anos de formação que congressos não são para você. Além de ser uma excelente oportunidade para começar a divulgar seu nome e conhecer mais sobre a especialidade, algumas sociedades oferecem descontos significativos para residentes na taxa de inscrição.

Oportunidades para início da carreira

Sociedades de especialidade, como a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), reconhecem a importância de se aproximarem dos jovens médicos.

Outra sociedade que tem promovido a participação da nova geração, inclusive nos congressos de especialidade, é a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Em entrevista, a diretora executiva da sociedade, Marisa Madi, compartilha algumas medidas que a sociedade tem tomado

Segundo ela, no congresso de 2022, por exemplo, foi oferecido um módulo inteiro chamado Jovens oncologistas e residência médica, preparado por jovens e para jovens.

Além disso, o congresso teve atividades voltadas para mentoria e networking, dentre elas um café da manhã com presidentes, em que os jovens oncologistas – profissionais que têm menos de 40 anos de idade e até cinco anos de formação – poderiam participar e ter contato direto com ex-presidentes, com o presidente atual e com o presidente eleito da sociedade.

Nesse módulo, também foi promovido um one-on-one, em que os médicos poderiam se inscrever para um bate-papo de 15 a 20 minutos com um especialista já proeminente.
Para Marisa, a maior dica para os médicos do que fazer em congressos é estar presente.

“Congressos são o momento de a comunidade se encontrar. Então, ter esse contato, que às vezes acontece no intervalo, é muito importante”, explica.

Palavra de quem já participou

Para o ex-presidente da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (Ablao), Gabriel Benchimol, os congressos médicos foram fundamentais para sua formação.

Ele conta que participa desses eventos desde seu primeiro ano de faculdade – seguindo exemplo de seus pais e avôs, também médicos – e que este é o momento em que o acadêmico tem a experiência de imergir na especialidade e perceber se existe ou não um match com as suas habilidades e interesses.

Benchimol conta que, em sua experiência, sempre sai desses eventos se sentindo como uma nova pessoa.

“Um congresso de especialidade é uma experiência vívida e isso marca o médico. A Medicina avança sempre e, com os congressos, conseguimos acompanhá-la bem de perto”, afirma.

Faça parte da nossa Newsletter e receba assuntos exclusivos
para impulsionar sua carreira médica.