[__]

8 maneiras para cortar os custos no consultório

Por:

Mariana Lopes

- 24/04/2023

Atualizado: Mariana Lopes

Você já colocou na ponta do lápis os gastos diários do seu consultório? Com certeza, ao fazer isso, é fácil perceber como é possível fazer pequenas economias em sua prática. Pensando nisso, preparamos oito maneiras para ajudá-lo a realizar essa economia. Você perceberá que hábitos simples no dia a dia podem fazer toda a diferença para o seu bolso. Confira as dicas:

1. Evite pagar contas com atraso

Geralmente, as multas por atraso de pagamento são abusivas, os juros são altíssimos e elas representam um gasto desnecessário que, com planejamento, pode ser facilmente resolvido. Uma forma simples de evitar esse desperdício, além da organização, é alinhar com as empresas a data ideal de vencimento das suas faturas. Não negligencie essa negociação, pois poderá representar uma economia significativa.

2. Analise os custos com a mão de obra

A mão de obra é uma das primeiras preocupações em relação aos gastos no consultório, uma vez que os funcionários são peças fundamentais em todas as áreas que compõem um consultório. No entanto, é importante analisar qual é o modelo ideal de contratação para a sua empresa, sejam funcionários contratados ou terceirizados, para evitar gastos excessivos.

3. Fique atento à manutenção do consultório

Mantenha a manutenção do local em dia para evitar problemas como vazamentos, gastos desnecessários com o consumo de energia etc. Opte por equipamentos econômicos, que ajudam a evitar desperdícios com problemas no funcionamento (como o ar-condicionado, por exemplo).

4. Negativa de glosa

Um dos grandes pontos de atenção que pode reduzir os gastos no consultório são as glosas negativadas (negativas de pagamento do convênio por consultas ou procedimentos). Esteja atento aos contratos e certifique-se de ter recebido tudo o que foi faturado pelo convênio.

5. Se possível, faça compras em atacado

Por meio da compra em atacado, é possível fazer grandes economias, dependendo do item e da quantidade em que é comprado. Você reduz mais os gastos no consultório se comprar uma caixa de luvas descartáveis do que um único par. Você pode ser capaz de capitalizar ainda mais sobre essa economia. Negocie e consiga ainda um bom desconto.

6. Navegue para poupar

Se você não procura muito por produtos on-line, chegou a hora de começar. Apesar das vantagens desse tipo de compras, algumas clínicas e médicos continuam a pagar preços altos em fornecedores locais por força do hábito. Você se assustará com a variedade de preços encontrados em um mesmo item no universo digital. Mas lembre-se: procure referências antes de efetuar qualquer compra on-line e dê preferência para sites confiáveis.

7. Veja além do preço na etiqueta

Olhar os preços com atenção é apenas uma parte da estratégia de gestão de custos. Médicos, administradores de clínicas e diretores financeiros devem analisar as contas mais de perto do que nunca. Se você não prestar atenção, você pode ignorar um aumento de preço significativo sobre os seus pedidos regulares. Preços mais baixos podem estar apenas a alguns passos ou cliques de distância.

8. Assuma a liderança

As finanças não podem ser administradas sozinhas. Portanto, você deve assumir a liderança e supervisionar toda a compra de material, seja de escritório ou de suprimentos médicos. Deixe isso claro aos seus colaboradores para que eles informem com antecedência os materiais que precisam ser adquiridos. 

Leia também: