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Conselho Federal de Medicina anuncia novo Manual de Publicidade Médica

Por:

Roberto Caligari

- 24/07/2023

CFM Manual de Publicidade

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou na última quarta-feira (19) o lançamento do novo Manual de Publicidade Médica. No comunicado realizado em vídeo, o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, informou que a resolução será veiculada somente em Diário Oficial nas próximas semanas. No entanto, Gallo não especificou a data de publicação, nem o conteúdo das novas regras. 

O Manual de Publicidade Médica estabelece limites éticos do uso da publicidade e da propaganda por médicos e instituições de saúde. O documento reúne normas e pareceres que orientam como o médico deve proceder em relação a informações médicas veiculadas na imprensa, em especial a leiga, e conceitua os anúncios, o sensacionalismo, a autopromoção e as proibições referentes a reportagens em veículos jornalísticos ou científicos, tanto em formato impresso quanto digital.

O presidente da instituição alerta que, antes da publicação do manual, qualquer informação prévia divulgada na imprensa ou nas redes sociais sobre o teor do documento deverá ser desconsiderada. “Notícias, mensagens ou vídeos que antecipem pontos da nova Resolução devem ser ignorados, pois não são reconhecidos como válidos pelo CFM”, orienta Gallo.

O manual ainda em vigor foi lançado em 2011 e está disponível para consulta no portal da CFM.

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